Quando tratamos de segurança e paz no trânsito, é crucial avaliar um cenário abrangente envolvendo veículos e condutores, visando boas práticas e educação no trânsito, além do estado geral dos veículos em circulação.
Veículos antigos, muitas vezes carentes de manutenção e até mesmo remendados, estão se tornando cada vez mais comuns nas ruas e estradas brasileiras. A frota conta com muitos veículos com mais de 20 anos de uso, muitos nas mãos de pessoas simples que transportam famílias inteiras. Infelizmente, muitos desses condutores, por desconhecerem a legislação, acabam dirigindo de maneira perigosa, sem considerar os riscos para suas vidas, de seus familiares e de terceiros inocentes.
É importante destacar que, de acordo com o ranking de vendas da Fenabrave em março de 2024, veículos com mais de 10 anos de idade continuam entre os 10 mais comercializados, o que é compreensível, já que muitos desses veículos estão fora de linha.
Até 2013, a instalação de airbags não era obrigatória, o que significa que apenas a partir dessa data o item de segurança mais importante passou a existir em todos os veículos, graças a uma alteração no CNT. O SENATRAN tem se dedicado à segurança, mas precisa reconhecer o quão perigoso é permitir que esses veículos sem condições adequadas continuem circulando livremente pelo Brasil.
Uma das maneiras mais eficazes de lidar com essa questão é intensificar as blitz nas ruas, avenidas e estradas brasileiras, realizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização. Se um veículo estiver com luzes de freio ou faróis queimados, por exemplo, deve ser apreendido, o que contribuiria para conscientizar os condutores sobre a importância de manter seus veículos em boas condições. Multas pesadas também seriam aplicadas em caso de descumprimento, seguindo o modelo de fiscalização de álcool, onde a tolerância é zero. Outra medida seria modificar a legislação das vistorias de transferência, que atualmente são pouco eficazes para mitigar esse problema.
É essencial garantir que os veículos em circulação atendam a padrões mínimos de segurança. Para isso, existem regras claras, como o WTI para pneus, que verifica se estão dentro do padrão ou se estão desgastados. Itens como luzes de freio, faróis e estado geral de conservação são facilmente verificáveis pelos vistoriadores. Um veículo com chassi enferrujado ou com peças danificadas que coloquem em risco a segurança do condutor é uma ameaça para a segurança no trânsito brasileiro.
A Checkprice acompanha de perto esse problema, pesquisando mensalmente os preços no mercado da frota brasileira. Desde que começamos a monitorar, observamos que a frota brasileira envelheceu 4 anos em menos de 10 anos, passando de 8 para 12 anos de idade média. Acreditamos que isso ocorre devido à frequente comercialização desses veículos e à falta de fiscalização rigorosa para impedi-los de circular. Acreditamos que o momento da transferência é crucial e poderia ajudar muito nesse processo de triagem.
Além disso, é importante conscientizar os condutores sobre a importância de descartar legalmente os veículos antigos. Facilitar o processo de desmonte legal seria uma maneira de ajudá-los a se livrar desses veículos de forma segura. Por último, é fundamental intensificar e melhorar a fiscalização, tanto por meio de blitz quanto durante a transferência do veículo para um novo proprietário, padronizando e atualizando as verificações veiculares em todos os DETRANs do Brasil em tempo real, por meio do banco de dados do SENATRAN.
Roberto Bottura
CEO Checkprice
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