Com a chegada da marca BYD (Build Your Dreams) no mercado brasileiro, todas as montadoras que aqui já estavam estabelecidas há muito tempo, precisaram repensar em tudo que estavam fazendo, principalmente em questão de entrega do produto. Especialmente falando do BYD Dolphin, Hatchback pequeno que chegou custando 150k, enquanto os seus maiores concorrentes do mercado, sendo eles, Peugeot e-208 GT, Fiat 500e ICON, Kwid E-tech etc., custavam acima de 200k e nem de perto ofereciam a quantidade de equipamentos e opcionais já de fábrica em comparação ao Dolphin.
Tanto que estes citados, tiveram que baixar os seus preços quase que instantaneamente para que as montadoras, que já eram super estabelecidas no mercado, não perdessem o lugar na mesa. Porém foi o que aconteceu, pois não deu 6 e ele já estava liderando o mercado dos Hatch ’s elétricos.
Já sua concorrente direta da chinesa a GMW, vem incomodando muito, na categoria dos SUV de luxo elétricos, com o seu HAVAL H6, percebeu o impacto que causou no mercado e já trouxe seu Hatchback pequeno, igualmente elétrico, chamado de ORA 03, que já vendeu mais de 700 unidades desde o lançamento e tem tudo para competir lado a lado com o Dolphin.
Mas falando em números somente no mês de dezembro, o Dolphin teve mais de 2 mil unidades vendidas em todo território nacional, ficando em 10º lugar no ranking de emplacamentos da categoria dele, só perdendo para os já estabelecidos (e à combustão), Polo, Onix, HB20 entre outros.
Porém como o assunto aqui é carros elétricos, podemos dizer com toda certeza de que ele foi o Hatchback elétrico mais vendido de 2023.
Claro que assim como o ORA 03, ele ainda tem muito o que percorrer para conseguir alcançar os outros carros da categoria que são à combustão, pois, mesmo que ele não compita diretamente com estes modelos, na cabeça do público brasileiro, ainda existem muitas preocupações quando o assunto é trocar o seu veículo flex, por um 100% elétrico.
O lançamento do BYD SEAL em agosto/23, também chegou já com fila de espera, tendo 70 unidades vendidas em apenas 24h. Com seus 531cv de potência chegou para brigar com os sedans de luxo/esportivos, conseguindo atingir em cheio esse mercado, pois no mesmo ranking Fenabrave, na categoria sedan médio, ele só perdeu para Corolla, que é quase sempre essas vendas por anos eram disputadas pelo CIVIC, Sentra, Jetta, e Cruze Sedan. Porém como já mencionei, a briga do SEAL não era com estes modelos mais clássicos, mas seus principais concorrentes dele no mercado mundial, mesmo à combustão ou híbridos, ficaram para trás no ranking exemplo, Audi A3, BMW 420I entre outros.
A única categoria em que a BYD não teve liderança quando o assunto é carros elétricos, é na categoria de SUV, onde o HAVAL H6, vendendo mais de 10.000 unidades desde o seu lançamento. E assim como o SEAL, fez com que as montadoras que vendem veículos dessa categoria corressem atrás também. Porém diferente da BYD que somente comercializa veículos 100% elétricos, a GWM também oferece versões hibridas para o HAVAL.
Conclusão: a montadora que apostar em um produto que tenha qualidade e preços justos sai na frente, pois sabemos que o mercado de peças, Chips, módulos e aço é em uma única moeda, o Dolar. Portanto um veículo que está sendo comercializado ou pretende entrar nessa briga tem que oferecer de fato para o cliente, aquilo que ele quer de melhor porque o brasileiro sabe comprar sendo ele à combustão, híbrido ou até elétrico. Com chegada do Dolphin, do SEAL e do HAVAL, só mostra como o mercado precisava de uma reformulação no conceito de preços versos qualidade desse veículo.
Marcelo Bottura
Head of princing and product
Checkprice Soluções Tecnológicas LTDA.
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