top of page
Search

O Impacto dos Impostos na Cadeia Automotiva Brasileira




No Brasil, os impostos são componentes significativos no custo final de um carro, representando uma porcentagem expressiva no valor total do veículo, variando entre 48,2% e 54,8%. Em uma avaliação considerando a porcentagem máxima, ao comprar um carro de R$50 mil, aproximadamente R$27.400 são direcionados aos cofres governamentais. Esses impostos, notadamente o IPI (13%), ICMS (12%), PIS COFINS (11,6%), e encargos menores somados (18,2%), compõem essa sobrecarga tributária sobre os automóveis no país.


O setor automotivo detém uma participação crucial na estrutura industrial mundial. No Brasil, ele representa cerca de 22% do PIB industrial. Devido aos seus encadeamentos, é um setor cujo desempenho pode impactar significativamente a produção de vários outros setores industriais, refletindo a importância da sua vitalidade para a economia nacional.


Enquanto a China se estabeleceu como o maior produtor de automóveis no mundo, o setor automotivo brasileiro enfrenta desafios. Com um crescimento de 58% no primeiro trimestre, atingindo 1,07 milhões de unidades exportadas, a China não apenas consolidou sua posição como o maior mercado consumidor de carros do mundo, mas também surpreendeu ao ultrapassar o Japão, tornando-se o maior exportador de automóveis global.


No entanto, com a carga tributária gigantesca, o Brasil está perdendo espaço na produção de veículos. Essa sobrecarga afeta negativamente a competitividade, reduzindo a geração de empregos diretos e indiretos no setor. O país está testemunhando a crescente competitividade dos carros importados, que se tornam cada vez mais atraentes no mercado nacional.


Em vez de liderar e exportar, o Brasil está assumindo uma posição de comprador, aceitando características do mercado externo que nem sempre se alinham com a matriz energética do país. A sobrecarga tributária e a dependência de importações estão minando a posição do Brasil no cenário global da produção de veículos.


Nesse contexto, a reavaliação da carga tributária sobre veículos, juntamente com políticas que incentivem a competitividade interna, torna-se vital para revigorar o setor automotivo brasileiro, promovendo a geração de empregos e a competitividade no mercado global.


Igor Kalassa

4life Marketing

Comentarios


bottom of page