top of page
Search

Gestão de Frota no Brasil: dos ERPs aos gestores de serviços de multas, qual é a diferença?


O mercado brasileiro sempre precisou de plataformas de gestão para frotistas. Muitas delas foram montadas para atender esse mercado, mas elas entregam o que se propõem? Existe diferença entre elas?


A Checkprice, com mais de 20 milhões de placas sob gestão de seus serviços, opina que há poucas empresas que se propõem a entregar uma gestão da frota completa, pois estão baseadas nos mesmos pilares do negócio. Esse começa pela mobilização, gestão do veículo durante o tempo que está no balanço da empresa e na desmobilização desse ativo até sua venda.


Dentre as mais tradicionais do mercado, o Locavia, a Smartec, Euro IT (agora Easycarros), 2Z Soluções, Global Fleet, T-Fleet, I-Login, são verdadeiramente plataformas de gestão de frotas. O mercado também tem plataformas de gestão proprietárias, como de grandes frotistas como Movida e Localiza, entre outros.


Todos os anos, eventos patrocinados pelo PARAR, ABLA e FENABRAVE reúnem empresários do setor de Frotas, buscando serviços melhores e com mais tecnologia para seus negócios. Porém, devem tomar cuidado com um serviço de gestão de um processo que expositores apresentam como gestão de frotas. Tirando os stands dos próprios ERPs, encontramos diversos serviços que atendem parcialmente seu objetivo, ainda que anunciando serviços de gestão de frota.


Exemplo disso são as gestoras de combustível, de telemetria, de documentação veicular, vistorias, transportes e serviços 24h e manutenção de frota. Todas precisam de um ERP para se conectar ao seu cliente final; portanto, gestão de frotas é aquele que consegue cobrir toda a esteira de serviços.


Por anos desenvolvendo soluções sistêmicas de serviços de gestão para frotistas, decidimos, já em 2019, mudar nossas aplicações para a tecnologia chamada de micro serviços. Trata-se de APIs para cobrir toda essa cadeia separadamente para nossos clientes, cobrindo desde o calculo do residual a mobilização, gestão do ativo e desmobilização até a transferência para o novo comprador.


Preocupados com a originação de nossos Dados, nosso DPO (Data Protector Office) busca acesso aos dados dos órgãos de trânsito brasileiros legitimamente e, desde o final de 2022, passamos a acessar o banco de dados do SERPRO – SENATRAN, complementando nossos acessos em alguns DETRANs. Agora, com a implementação das melhorias no SNE para frotistas, entendemos que todos os serviços estão cobertos nas plataformas do SENATRAN para esse mercado, garantidos pelos esforços do Órgão de Trânsito Brasileiro ter sob seu guarda-chuva o controle dos bancos de dados do Consulta Online Senatran.


Fato que, ao lançarmos o conceito de despachante digital em 2020, todas as tarefas de um gestor da frota serão automatizadas e, qualquer serviço da indicação do condutor à emissão de um CRLVe ou ATPVe, nossos clientes conseguem executar em segundos pelas nossas APIs em seus sistemas ERPs. O mesmo acontece em consultas customizadas, relatórios como o Monitore Auto e nosso recente lançamento de Vistoria 360º. Todos esses serviços são acessados em tempo real nos bancos de dados do SENATRAN, garantindo conformidade e segurança na coleta dos dados dos bancos do RENAVAM, CHASSI, RENAINF, RENACH, RENAJUD, trazendo tudo que está registrado naquela Placa no momento da consulta.


Como eu sei que o produto que estou comprando está em conformidade com a nova legislação de acesso ao banco de dados do SENATRAN?


Depois de publicar a Portaria Senatran 922/2022 em 01/08/22, o SENATRAN vem intensificando sua fiscalização para mitigar duas atividades, a Mineração de Dados, e a utilização e comercialização de acessos aos seus bancos de dados sem prévia autorização. Por que ele está preocupado com isso? Caso de

conformidade com a legislação para não terem dores de cabeça desnecessárias.

Nos sentimos à vontade, pois nossos produtos já são impactados por mais de 20 milhões de placas entre nossos clientes e parceiros, quase 1/3 da frota circulante recolhedora de impostos como o IPVA, e colocamos nossos serviços sempre inovadores para um mercado carente de informações fidedignas e legitimadas por nossos acessos ao SENATRAN. Você pode consultar nossas aplicações e serviços embarcados em diversas empresas ou em nosso site www.checkprice.com.br pelo contato@checkprice.com.br, teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.


Roberto Bottura

CEO Checkprice

Comentarios


bottom of page